Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)
Reunidos em assembleia geral ordinária na noite desta quarta-feira (28), os professores municipais de Santa Maria deliberaram pela construção de um movimento grevista.O primeiro objetivo é o reajuste salarial emergencial de 14,95%, mesmo índice do piso nacional para 2023.
A semana será de mobilização para uma paralisação na próxima quinta-feira (6). No ato em espaço público, previsto para o turno da manhã, a categoria realizará uma assembleia geral extraordinária em que será estruturada a greve. Uma comissão foi formada durante a assembleia para a mobilização nas escolas.
A última reunião entre Prefeitura e Sinprosm ocorreu no início de abril, em que o prefeito e os secretários, na presença da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, estabeleceu o início de junho para anunciar a revisão salarial.
– Consideramos que existia uma mesa aberta de negociação, que deixou de ser respeitada pelo governo. O que temos agora são boatos e declarações do prefeito Pozzobom pela imprensa, sem qualquer retorno oficial para falar de reajuste. Estamos no fim de junho, isto é inaceitável – explica a coordenadora de Organização e Patrimônio do Sinprosm, Juliana Moreira.
Outras informações sobre a paralisação de 6 de julho e a assembleia serão anunciadas nos próximos dias pelo sindicato.
*Informações Assessoria do Sinprosm